quarta-feira, 17 de agosto de 2016

SDS E FEBRABAN discutem ataques a bancos em Pernambuco

Ocorrências vão de explosões a investidas em carros forte
Nathan Santos/LeiaJáImagens/Arquivo


Foi realizado, nesta terça-feira (16), o primeiro encontro para discutir os ataques aos bancos em Pernambuco. A reunião que aconteceu na sede da Secretaria de Defesa Social (SDS), policiais e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Para discutir a questão, foi criado um Grupo de Trabalho a fim de traçar estratégias para a violência nas instituições financeiras. 


Com ocorrências em todo o Brasil que vão de explosões e arrombamentos de bancos e terminais eletrônicos a violência contra empresas e veículos de transporte de valores, propostas de ação para evitar esses acontecimentos foram colocadas em pauta. Além disso, a busca de uma colaboração mútua no sentido de minimizar o poder de fogo das quadrilhas, reduzindo o número de investidas foi abordada. 


De acordo com o Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, a principal conquista do Grupo de Trabalho será trazer os bancos para a luta contra essas quadrilhas. A forma que isso acontecerá será através de investimentos na segurança física das agências e caixas eletrônicos, e não apenas priorizar o combate aos crimes cibernéticos, como acontece atualmente. 


Ainda, de acordo com o secretário, algumas medidas que podem ser adotadas pelas instituições, a fim de ampliar a força contra a insegurança nas instituições financeiras, como brigar no Congresso pelo agravamento das penas para quem portar armas de grosso calibre, equipamentos para incineração das cédulas em casos de assalto e a liberação, em tempo real, das imagens dos circuitos de segurança das agências, para facilitar o trabalho da polícia. De acordo com a SDS, esta última medida já é prevista em Lei assinada pelo governador Paulo Câmara, mas os bancos conseguiram uma liminar para não cumpri-la.

Fonte: LeiaJá

Nenhum comentário:

Postar um comentário